1250x1042

Comprar domínios – Registrando, escolhendo e apontando

Não é uma grande novidade ou uma revelação que para se ter um website, blog ou seja lá o que você queira online é preciso comprar domínios.

Antes de pensar em ganhar dinheiro pense no nome do domínio e onde registrar.

Conteúdo
  1. Comprar domínios
    1. Então como eu vou escolher o certo pra mim?
  2. Registrar domínios
  3. Esse domínio soa algo natural ou amador?
  4. Comprar domínios Brasil
  5. Registro de domínios internacionais
  6. Depois que um domínio é registrado
    1. Subdomínios

Comprar domínios

Como Comprar Dominios
Como Comprar Dominios

Esse endereço chamado URL é como a rua e o número da sua casa, somente quem terá o mesmo endereço que você é quem for permitido ficar sob o seu teto ou – em um trocadilho safado – sob o seu domínio. Esses endereços estão presentes desde o início da internet pública e hoje em dia são vistos até como mercadoria onde domínios como sex.com foram vendidos na casa do milhão.

Seguindo a analogia de uma residência física, você deve saber onde exatamente a sua casa virtual estará localizada. Os domínios também fazem parte de bairros e países. Você pode perceber isso pela URL deste blog que é .com.br, orgulhosamente – ou nem tanto – representando o nosso território brasileiro.

Porém, eu poderia ter registrado um domínio americano terminando com .US ou um domínio completamente internacional somente .COM. Fora as possibilidades de .WS, .ME, .INFO, .NET.BR e segue uma longa lista.

Essa lista você pode conferir na Wikipedia.

Então como eu vou escolher o certo pra mim?

Vou Escolher O Certo Pra Mim
Vou Escolher O Certo Pra Mim

Imagine um blog simples onde iremos falar de filmes. Você pensou no nome do seu blog – ainda não estamos falando de domínio – que lembra um filme que você adora. A ideia do seu blog é fazer revisões de filmes, em português e publicar a sua opinião sobre tudo que você assiste.

Agora perceba que todas essas informações passadas são muito importantes, pois elas dizem para que público você estará escrevendo:

Pessoas que gostam de filmes.

Pessoas que entendem português.

Parece bobo, não? Mas só com isso já podemos dizer que é essencial ter um domínio .COM.BR, já que o público alvo estará por aqui. Ah, mas eu quero escrever artigos em inglês também. Muito bem, vamos tirar .BR e deixar somente .COM. Facilitando a sua busca por domínios sempre responda às seguintes perguntas:

Qual é o idioma que estarão meus artigos ou vídeos?

Qual é o meu público alvo?

O nome do meu blog, website ou loja virtual está em qual idioma?

Registrar domínios

Registrar Domínios
Registrar Domínios

Filtrando os resultados você terá algumas boas ideias nas mãos, mas isso não é suficiente. Se você registrar FALANDODEFILMESLEGAIS.COM.BR, qual é a chance de não soar um blog ou website amador?

Isso porque existe uma cultura boba na internet, assim como as pessoas te julgam pela sua casa, elas vão julgar o seu blog pelo domínio. Com as ideias que sobram, pense:

Esse domínio soa algo natural ou amador?

Domínio Soa Algo Natural
Domínio Soa Algo Natural

Não é uma pergunta muito fácil de se responder quando o seu conhecimento sobre a internet está nos estágios iniciais ainda, por isso eu sugiro uma pesquisa sobre outros blogs e websites – que estejam fazendo sucesso – semelhantes ao seu projeto.

Comprar domínios Brasil

Comprar Domínios Brasil
Comprar Domínios Brasil

No Brasil você pode acessar o Registro.br, criar uma conta e registrar o seu domínio do território nacional pagando o valor de R$ 40,00 no ato do registro e depois R$ 40,00 periodicamente a cada 12 meses. Além de .com.br você poderá escolher entre outros domínios que são brasileiros e são domínios baratos.

Outros domínios para profissionais liberais e empresas podem ser conferidos nas Categorias de Domínios no site Registro.br

O processo é bem tranquilo e começa digitando o seu domínio dentro do campo de pesquisa

Se estiver tudo liberado, você criará a sua conta e depois aguardará a confirmação de registro chegar no seu e-mail. Pagando a taxa por boleto bancário ou cartão de crédito, o seu domínio é liberado e você pode apontá-lo para qualquer servidor onde o seu portal será hospedado.

Registro de domínios internacionais

Registro De Domínios Internacionais
Registro De Domínios Internacionais

Se a sua ideia é ter um domínio internacional, então o Registro.br fica limitado. O certo é buscar outra empresa que faça registros internacionais e a maior delas é a GoDaddy. Lá, além de hospedagens e outros serviços online, você encontra uma vasta lista de possibilidades para registro.

Segue a mesma lógica que o site Registro.br e você não deve ver nenhum bicho de 7 cabeças voando, até porque tudo está em português também.

Depois que um domínio é registrado

Depois Que Um Domínio É Registrado
Depois Que Um Domínio É Registrado

Voltando a usar o exemplo das casas, agora você já tem um endereço para morar. Um belo lugar na parte nobre da cidade. O que falta? Duas coisas bem simples: uma casa montada e apontar para o mundo que aquele endereço agora existe ativamente.

Se você não tem ideia do que criar, pode começar dando uma olhada no artigo sobre como criar um portal de conteúdo adulto. Imaginando que você já tenha algo em mente, com o domínio registrado será preciso editar a zona de DNS do seu domínio.

O seu provedor de hospedagem provavelmente te passou os chamados endereços DNS, geralmente um MASTER e um SLAVE. Usando o site Registro.br como exemplo, basta você acessar a página do seu domínio, procurar pelo link de editar a zona de DNS e inserir os endereços dados pela sua hospedagem. Espere em torno de 2h a 24h e pronto, você estará apto a usar o domínio.

Em outros registros, como o site GoDaddy, esse processo pode ser diferente e um pouco mais complicado. Eu sugiro que se você não tem conhecimento solicite o suporte que com certeza eles vão te atender bem rápido.

Subdomínios

Subdomínios
Subdomínios

Quem já usou uma plataforma como Blogger já tem um domínio como: exemplo.blogspot.com.br. Na verdade você teve um subdomínio dentro da URL blogspot.com.br. Essas plataformas oferecem ferramentas gratuitamente, porém você é obrigado a utilizar em um subdomínio para manter a propaganda constante, que é o gera o lucro das plataformas.

Para não pensarem que meu preconceito contra o Blogspot é tão grande assim, a plataforma WordPress.com faz o mesmo.

Dentro do seu domínio, em uma hospedagem, também é possível se ter subdomínios e você criar algumas variações do seu website. Você pode ter, por exemplo, uma loja virtual separada do seu portal principal, porém ainda dentro do seu domínio da seguinte forma: loja.dominio.com.br. 

Espero que você tenha entendido um pouco mais sobre como comprar domínios e qualquer dúvida comente ou mande um e-mail.

Deixe o seu Voto

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Comprar domínios – Registrando, escolhendo e apontando
Em Hospedagem temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Lucrando Com Sites para falar sobre negócios online e monetização de conteúdo adulto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Temos a nossa política de cookies para o armazenamento de dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de privacidade